Arroz simples, rápido e gostoso para o dia-a-dia

Aprenda a fazer um arroz sem frescuras, simples, rápido e gostoso. Ideal para o dia-a-dia e para acompanhar outros pratos mais elaborados que realmente exigem mais atenção!
Ir Para a Receita

Durante anos, a cada vez que eu ia fazer um arroz simples, eu tentava acertar o meu arroz perfeito. Lavava o arroz; refogava com alho e cebola; colocava mais ou menos óleo, azeite de oliva, banha; Tentava o arroz branco, parboilizado, integral. Mas o fato é que eu sempre complicava muito o que devia ser simples e prático. Afinal o arroz, nesse caso, era um simples acompanhamento.

Então vinha outra pessoa da família, jogava o arroz na panela em cima de uma pequena refoga de alho, sem nem lavar, e a quantidade de água de forma totalmente intuitiva, e pronto, o arroz ficava melhor que o meu, sempre.

Pensando nisso, nos do Monólogos do Arroz trouxemos neste artigo, as dicas mínimas necessárias para fazer um arroz simples, e gostoso. Sem frescuras. De forma rápida e prática. E também vou deixa uma receita do meu arroz simples do dia a dia para que você teste em sua casa.

Dica 1: Quanto menos água, mais solto será o arroz

Cuidado para não deixar o arroz cru! Mas tente adicionar a quantidade mínima de água necessária para que o arroz fique completamente cozido. Eu coloco mais ou menos 1/2 (meia) quantidade a mais de água que de arroz. Ou seja, para cada xícara de arroz coloque 1 xícara e meia de água. Para 2 xícaras de arroz, coloque 3 de água. Ou para uma panela pequena, caso você queira colocar água direto da torneira, deixe 1 dedo de água acima do arroz, para cada xícara. Enfim, use a sua intuição e tenha esses valores como base e, na dúvida, coloque menos água e adicione no meio do processo se necessário.

Dica 2: Não lave o arroz

Claro que se você acha imprescindível lavar o arroz, seja por questão de higiene, ou para tirar todo o amido que vem junto, então lave. Mas saiba que para fazer um arroz simples e gostoso isso não é necessário. Além disso, o processo de cozimento levará pelo menos 15 minutos e será o suficiente para ‘matar’ qualquer bactéria nociva ao nosso organismo.

O motivo principal por que lavamos o arroz antes de cozinhar, na verdade, é para retirar o amido que fica grudado nos grãos depois do processo de polimento da indústria e que ajuda a deixar o arroz mais grudado (papento) no final. Mas isso também pode ser evitado de outras formas como, refogando o arroz, não mexendo o arroz durante o cozimento, e colocando a água mínima necessária. Então pra que complicar? Se a ideia é fazer um arroz simples, rápido e gostoso, não lave o arroz!  

Dica 3: Não mexa o arroz durante o cozimento

Se você está fazendo um arroz rápido e simples, sem misturas, e quer deixar o mais soltinho possível, NÂO mexa o arroz durante o cozimento. Após adicionar a água, mexa bem para homogeneizar todos os componentes. E você pode mexer também logo após iniciar a fervura para desgrudar os grãos do fundo. Mas a partir daí, tampe a panela, deixe em fogo baixo e não mexa mais até o fim do processo. Isso irá garantir um arroz mais solto no final.

Dica 4: Você não precisa refogar o arroz

Novamente, a escolha é sua, e claro que refogar ajuda a deixar o arroz mais soltinho, mas eu garanto que para um arroz simples e gostoso não é necessário refogar. Faça o teste, coloque o arroz sem lavar juntamente com a água e o sal, e se quiser coloque também o alho picado (direto na mistura, sem refogar mesmo), e continue o processo de cozimento. Eu costumo fazer assim no meu dia-a-dia, e sem colocar uma gota de óleo, azeite ou banha, e o resultado final não decepciona a ninguém.

Dica extra: Escolha a sua panela de arroz

Ache a sua panela preferida para fazer o arroz de acordo com seus hábitos. Eu prefiro panelas mais grossas, (como aquelas de alumínio simples), pois o calor do fogo dissipa melhor e ajuda um pouco a não grudar e nem queimar o arroz. E claro, se a ideia é simplicidade, faça o arroz na menor panela possível, para guardar com panela e tudo na geladeira quando sobrar, para poder esquentar novamente na próxima refeição sem ter que lavar nada.

Conclusão para Arroz simples, rápido e gostoso:

A ideia aqui foi a de compartilhar uma forma de fazer um arroz fácil e rápido, um arroz realmente sem frescuras, sem deixar de comer um bom arroz. Essas dicas são ideais para solteiros, pais e mães que trabalham fora e para quem está aprendendo e dando os primeiros passos na cozinha.

Agora você pode dedicar mais tempo aos outros pratos e detalhes que certamente precisam de mais atenção, bem como aproveitar para testar coisas novas no dia-a-dia.

Arroz simples, rápido e gostoso para o dia-a-dia

Receita de Maria Zenaide Constantino
Rendimento

4

Servidas
Tempo de Preparo

3

minutos
Tempo de Cozimento

19

minutos

Ingredientes

  • 2 xícaras de arroz branco

  • 3 xícaras de água

  • Sal a gosto

  • Alho picado (use o alho triturado pronto que encontramos no mercado para ser mais prático)

Preparo

  • Coloque em uma panela pequena o Arroz (sem lavar mesmo, para ser mais prático), o sal a gosto (recomendo 1 colher de chá cheia), a agua e o alho picado.
  • Deixe a panela em fogo alto (na boca pequena do fogão), e mexa bem toda a mistura.
  • Após iniciar a fervura mexa novamente, abaixe o fogo e tampe a panela.
  • Deixe cozinhar até a água secar completamente e sem mexer o arroz (aproximadamente 15 minutos)
  • Desligue o fogo e mantenha a panela fechada por mais 5 minutos e pronto.

Notas

  • Duas xícaras de arroz deve servir 3 pessoas tranquilamente para os pratos do dia-a-dia, acompanhando feijão, salada e carne.
  • Faça em uma panela pequena que caiba na sua geladeira para você guardar e esquentar na próxima refeição sem ter que lavar nada.
  • Simplifique o seu dia-a-dia e economize: use alho triturado pronto; faça o arroz sem lavar; não refogue e não coloque nenhum tipo de óleo azeite ou banha;

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *